segunda-feira, 26 de abril de 2010

PROTÓTIPO Shape do Briza


XEPA DO BRIZA e HOMEGROWN

Apresentam;

PROTÓTIPO Shape do Briza

Ao fim do projeto, previmos a organização de uma exposição na qual divulgaríamos as aplicações práticas do conhecimento que foi acumulado ao longo dos meses de trabalho, esta exposição aconteceu dia 20 abril em parceria com a loja HOMEGROWN em um coquetel feito em parceria com Sucodobem e XEPA DO BRIZA, o evento reuniu pinturas dos jovens do Xepa do Briza, coletivo Briza Arte, e os colaboradores do projeto, nomes conhecidos da cena de skate arte e arte urbana Carioca como; Denne cdr,kjá fuso coletivo, Mottilla, Marcelo”ment”, Vangerdonasc, Wilbor, Rafo Castro, Mga, Bruno”big” e o fotografo Dhani Borges participaram do lançamento da exposição “BAMBU_TESTE.xepa” customizando 1 SHAPE para o evento.

Hoje nosso convite é para lançamento do protótipo do shape de materiais renováveis, feito pelos jovens durante o período de atividades em oficinas técnicas. As oficinas técnicas consistiram em momentos de qualificação teórica e prática. Nestes encontros os jovens aprenderam questões relacionadas ao universo do bambu e suas possibilidades de aplicação.


O PROTÓTIPO

Por que o bambu?

Foi possível observar durante as atividades que produtos derivados do bambu são uma excelente alternativa para similares provenientes de madeira de espécies arbóreas. Suas características o tornam matéria-prima de alta taxa de renovação natural, seja por sua possibilidade de manejo sustentável, e a abundância.

A preocupação com o processo produtivo dos shapes atualmente levou o Xepa do Briza a desenvolver um shape utilizando fibras de bambu e resina de mamona, visando diminuir o impacto ambiental que o mesmo provoca. Até porque o impacto causado não é só pelo manuseio, mas também pelos resíduos tóxicos gerados (resina epóxi) e pelo descarte incorreto destes resíduos que pode vir a acontecer. Nossa proposta consiste em substituir algumas lâminas de marfim por fibras de bambu e a resina epóxi pela resina de mamona, um produto ecologicamente correto, a partir de uma fonte renovável e limpa de produção, visto que trata-se de um composto de óleo vegetal, extraído da mamona.


O processo para criar o protótipo teve início com uma aula com o professor João Krause, do Departamento de Engenharia da PUC-Rio. Nas atividades ministradas foi possível aprender as características físicas do bambu, técnicas de manejo e resistência. Professor João nos possibilitou conhecer o processo de produção do protótipo nos direcionando tanto em relação ao uso de matérias-primas, maquinários, instalações .prensagem e laminação, do Protótipo.


Este Protótipo foi um grande desafio e grandes desafios sem grandes parceiros parecem algo impossível de acontecer em um projeto com curto prazo, que no nosso caso foram apenas 6 meses. O XEPA DO BRIZA a procura de parceiros para sua fase final encontrou a empresa Fibra Design que nos possibilitou uma visita técnica com alguns jovens do XEPA no mês de Abril de 2010, onde foi desenvolvido o processo final da proposta do projeto que era confeccionar o SHAPE. Com supervisão técnica de Bruno Temmer um dos sócios do Fibra conseguimos prensar as lâminas e aplicar a resina de mamona e dar acabamento no SHAPE. Outra empresa que nos acolheu foi aeo, especializada em materiais para corte e gravação, a empresa nos possibilitou a criação do nosso selo, nossa marca, em um lindo carimbo a laser.


Hoje Temos uma certeza: Somos vencedores. O projeto Xepa do Briza foi desenvolvido em meio a uma série de desafios, e nos indica que o nosso sonho ainda não se completou. O protótipo do shape está pronto, mas nosso desafio maior é se constituir como um empreendimento produtivo, de caráter popular no mercado de skate, pautado na autogestão e em relações de trabalho cooperativista e solidário.


Quer saber um pouco mais do XEPA DO BRIZA?

O Xepa do Briza em parceria com a revista online FORADOTEMPO a partir do dia 05 maio de 2010 vamos ter uma galeria virtual com informações sobre a história do BRIZA, XEPA DO BRIZA, e a parceria do projeto com a HOMEGROWN. Vamos ter material de foto e vídeo em uma galeria exclusiva , você já pode ir hoje e acessar e saber um pouco mas do Projeto Xepa do Briza, acesse www.foradotempo.com/xepa.

Aguardamos sua presença para conhecer o nosso Protótipo, convite feito,

Xepa do Briza 2010.


Serviço
Encontro com artistas Xepa Terça 27Abril ás 17h
Premiere SHAPE BRIZA Terça 27Abril dás 18h ás 20h

Exposição HOMEGROWN
Horário de visitação:
Segunda á sexta das 10h ás 20h
Sábado 12h ás 18h
Homegrown
Rua Maria Quitéria 68 sobreloja IPANEMA
A partir do dia 05 de Maio conteúdo completo do projeto e venda
online dos SHAPES da exposição.

Parceiros | Unisol | Inemsopac | PUC-RJ | Nike Changers Games | Briza
| Ciep 339 Mário Tamborideguy
Parceiros Evento Inemsopac | PUC-RJ | | aeo | fibra design | foradotempo | homegrown
Cobertura | Vista.art

Nenhum comentário:

Postar um comentário