terça-feira, 2 de agosto de 2011

Coletivo Briza é Periferia


Periferia.com, debate sobre a produção cultural em novas tecnologias nas periferias,selecionou dois projetos do Coletivo Briza, a inauguração e lançamento acontece nesta Quarta-Feira e você e nosso convidado.

Coletivo Briza x Periferia.com

#Mapaskatenaopoluente | Charles.Silva
Charles Silva, iniciou uma brincadeira postando o seu trajeto de skate no twitter com uma hashtag #Mapanaopuluente, mostrando que com o skate ele poderia passar por pontos específicos, pontos da cidade, ida e vinda de sua casa sem usar o veículo poluente. 
O Skate é o seu transponte particular e, isso fez com que ele criasse um mapa a partir de pequenos trajetos realizados junto ao skate. Ele fez um divertido trajeto com total consciência, interessante forma de mostrar como usar o skate para a melhoria da cidade e seu bem estar.O mapa virou mini vídeo e sua idéia foi selecionada para esta expo.  


Espelhos | Coletivo Briza x MAM NEAD ( Núcleo Experimental de Arte - Irradiações  )
Briza em parceria MAM-RJ no Núcleo Experimental de Arte ( Irradiações ) vem desenvolvendo ações a dois anos. 
A idéia e a troca de saberes com skatistas, artistas e simpatizantes levou a Artista e Educadora Virginia Mota ao seu primeiro contato com grupo Briza, em uma ação de fotos com espelhos transformando imagens em um balé de movimentos interessantes.O resultado formou fotos entre o espelho e o  skate em uma única poesia, movimento e espaço . 


Periferia.com
A exposição Periferia.com, sob a curadoria de Heloisa Buarque de Hollanda, Gringo Cardia e Marco Antonio Teobaldo, será inaugurada no dia 03 de agosto, às 19h, na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, onde ficará até o dia 07 de agosto, encerrando com seminário sobre o impacto da cultur...a e da inclusão digital em camadas de baixa renda. Depois a mostra seguirá para a Biblioteca Parque de Manguinhos, onde será inaugurada no dia 13 de agosto, às 10h, permanecendo até o dia 03 de setembro.

Foram selecionados mais de oitenta trabalhos dentre vídeos, animações, projeções, vídeo clips, fotografias, histórias em quadrinhos, desenhos, instalações sonoras, sets de músicas, blogs e todo tipo de literatura que tenha caído no mundo da internet. Como registro e divulgação, o projeto ainda inclui um fanzine e um blog com perfis dos artistas e os seus links para as páginas com as obras selecionadas e outros trabalhos.


O projeto Periferia.com teve como ponto de partida a emergência da sociedade do software, o avanço da produção cultural em meio digital e a força e originalidade da cultura das periferias das grandes cidades. A proposta é incidir exatamente na articulação entre a cultura da periferia e da cultura digital, promovendo um mapeamento dos usos das novas tecnologias digitais nessas comunidades, seu impacto na produção cultural, bem como no dia a dia das periferias, e, principalmente nos resultados estéticos e políticos das várias linguagens artísticas e formas de expressão dessa articulação entre cultura e tecnologia nesses espaços.


Parque Lage:
Exposição Periferia.com
03 à 07 de Agosto - 4ª e 5ª de 9hs às 22hs / 6ª, sáb e dom de 9hs às 18hs

Seminário Periferia@
O papel da cultura digital e da internet no desenvolvimento cultural, econômico e político das periferias.
07 de Agosto às 16hs
Palestrantes: Eliane Costa (Petrobras), Maria Arlete (OI Futuro), José Murilo Jr (Ministério da Cultura), Batman Zavareze (Festival Multiplicidades), Rodrigo Savazoni (Casa de Cultura Digital), Paula Martini (FGV) e Luiz Fernando Marrey Moncau (FGV)
Debatedor: Heloisa Buarque de Hollanda


 




Bônus
Teaser #Mapaskatenaopoluente | Charles.Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário