quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Desenhando para Movimentar-se #move




Um novo relatório intitulado "Projetado para se Mover" (Designed to Move) revela uma crescente epidemia de inatividade física ameaçando a prosperidade social e econômica do mundo. Apresentado pela Nike, The American College of Sports Medicine, The International Council of Science & Physical Education e várias outras renomadas organizações, o relatório indica dois caminhos: consolida a necessidade de uma medida urgente e  estabelece uma agenda de ações simples para resolver isso.
"Projetado para se Mover" (Designed to Move) detalha como a sociedade tem arquitetado a rotina diária, levando as crianças de hoje a encararem uma expectativa de vida menor do que a de seus pais. O relatório conclui que se não forem tomadas medidas metade da população chinesa e norte-americana vai ser inativa fisicamente até 2030, junto com um terço da população britânica e brasileira, totalizando 1 bilhão de pessoas. O estudo também destaca recomendações de como governos, sociedades civis, empresas e indivíduos, entre outros, podem contribuir para a solução desse problema.
No domingo (23/09), o presidente da Nike Charlie Denson e a estrela do atletismo norte-americano Allyson Felix subiram no palco do  Clinton Global Initiative, em Nova York, para destacar esse assunto e começar parcerias na área da atividade física.
"A Nike foi fundada na força do esporte e na capacidade dele de liberar todo o potencial do ser humano", disse Denson. "Infelizmente, em um período relativamente curto temos visto que a atividade física ficou fora de nossas vidas e que o impactos humanos, sociais e econômicos foram radicalmente subestimados."








Principais destaques do relatório:
- As dez coisas que mais matam nos 50 países mais ricos do mundo estão relacionadas a falta de atividade física.
- Hoje, a inatividade física já é responsável por um maior número de mortes do que fumar (5,3 milhões e 5 milhões, respectivamente).
- O custo global das cinco principais doenças não transmissíveis totalizalou US$ 6,3 trilhões em 2010, todas ligadas à inatividade física.
O ponto central do estudo aponta que os 10 primeiros anos de vida de uma criança são fundamentais para construir um compromisso saudável com a atividade física para o resto da vida. Na Europa, com o abandono da atividade física na infância, aos 15 anos os adolescentes já são 50% menos ativos fisicamente do que aos 9 anos. Nos EUA essa equação é pior: aos 15 anos jã são  75% menos ativos do que aos 9 anos.
O foco da Nike não é apenas motivar o debate sobre o tema, mas ajudar e colaborar com os outros para que seja possível criar um mundo onde a atividade física, os jogos e os esportes sejam altamente valorizados e uma parte agradável da vida.
A visão do relatório mostra dois lados: criar para as crianças primeiras experiências positivas em esportes e atividades físicas; e integrar a atividade física à visa cotidiana.
"Ao se comprometer a criar um futuro mais saudável, acreditamos que é uma oportunidade para todos nós a pensar diferente e trabalhar juntos para ajudar a reverter essas tendências que continuam a impedir que as crianças de todo o mundo tenham acesso ao esporte", disse Denson. "Podemos quebrar ciclos de inatividade física onde eles estão profundamente enraizados e onde eles estão começando a surgir."
Para mais informações e ler o estudo completo: www.designedtomove.org


Nenhum comentário:

Postar um comentário